A dermatologia para pets é uma das especialidades mais crescentes e procuradas na veterinária atualmente. São inúmeras as causas que levam à desordem dermatológica, tais como bactérias e fungos que podem causar infecções e causar desestabilidade ao equilíbrio cutâneo. Por isso, ela é considerada de extrema importância no tratamento de anormalidades na pele de seu amiguinho.
Dentro dessa especialidade, o mais comum é o aparecimento de alergias. Nossos animaizinhos de estimação estão, assim como nós, expostos a todo o momento a agentes que podem desencadear uma reação alérgica, seja ela crônica ou pontual. Nesse post, trataremos de como funciona a área da dermatologia para pets, quais as doenças mais frequentes e os seus tratamentos.
Como funciona a dermatologia para pets?
A dermatologia para pets é a área responsável por conhecer cada parte da pele dos bichinhos. Ela faz um acompanhamento preventivo, além de proporcionar o tratamento de doenças que são mais comuns em cães e gatos. As causas para as reações alérgicas, como já citamos acima, podem ser de diferentes naturezas.
No mundo dos pets, é possível elencar três principais causas para essas reações: a Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasita (DAPE), a Hipersensibilidade Alimentar (HA) e a Atopia. Com os avanços da medicina e dos medicamentos veterinários, já é possível contar com tratamentos para a grande maioria destas complicações que envolvem a dermatologia para pets.
Por meio de uma consulta e avaliação clínica detalhada, essa área da veterinária identifica com exatidão qual a complicação que tem causado incômodo ao seu amiguinho. Para tratá-la, a dermatologia para pets faz uso de tecnologias que envolvem a imunologia, suplementação e nutrição, visando controlar os distúrbios alérgicos e oferecendo maior qualidade de vida.
Esteja alerta aos sintomas
As doenças dermatológicas podem apresentar diversos sintomas. Contudo, a coceira frequente e a ausência de crescimento dos pêlos são os mais notórios. Alergias, piodermites (infecções), feridas, descamação da pele, seborreia, caspa, vermelhidão da pele e ouvidos, tumores e micoses também são alguns dos sintomas recorrentes na área da dermatologia para pets.
Carrapatos e pulgas são o principal desafio na dermatologia veterinária, acometendo principalmente cães e gatos. Na maioria dos casos, eles são os causadores das doenças de pele, gerando complicações ainda mais graves ao longo do tempo. Além de tomarem conta do corpo dos bichinhos, também se proliferam pelo ambiente gerando uma dor de cabeça ainda maior para os tutores.
Tratamento da dermatologia para pets
De acordo com um diagnóstico prévio, o dermatologista veterinário ficará responsável por indicar o tratamento mais eficaz e adequado ao caso do seu bichinho. Para eliminar pulgas e carrapatos, por exemplo, a administração de um antiparasitário e shampoos são alternativas recomendadas. Em inflamações mais agudas, o uso de antibióticos, antifúngicos e antialérgicos podem ser indicados.
Em casos mais específicos, a dermatologia para pets pode ver a necessidade de realizar reposição hormonal, restrição alimentar, mudanças na dieta ou mesmo a substituição de produtos de limpeza e semelhantes usados em casa. Porém, para que o tratamento seja realizado da forma correta, é importante consultar um dermatologista veterinário, a fim que seu amiguinho tenha um acompanhamento contínuo.
Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet, basta acompanhar as postagens do blog da Cevek!