Na tentativa de agradar seus animaizinhos de estimação, muitos tutores oferecem alimentos diferentes da rotineira ração. Porém, o que eles não sabem é que podem estar causando um grande mal à saúde deles. Por isso, é necessário saber quais alimentos são proibidos para gatos e não devem ser oferecidos de forma alguma.
Quando gatinhos comem alimentos que não são adequados ao seu organismo, eles podem sentir náuseas, vômitos, diarreia ou mesmo alguma doença. Desta forma, é essencial manter uma dieta regular e devidamente recomendada pelo seu veterinário. Nesse post, iremos falar sobre quais alimentos são proibidos para gatos, assim você poderá proteger seu amiguinho de possíveis complicações.
O que gatos não devem comer
Carne ou peixe crus
Ainda que os felinos estejam adaptados a ingerir nutrientes de alimentos crus e de origem animal, os domésticos não devem fazer o mesmo. Isso porque é possível que eles contraiam parasitas perigosos, uma vez que a carne crua pode estar contaminada de Toxoplasma, e o peixe pode abrigar Anisakis.
Leite e produtos lácteos
Após a fase de amamentação, não é recomendável que os gatinhos continuem a ingerir leite ou derivados deste alimento. Isso se deve ao fato de eles se tornarem intolerantes à lactose, pois seu organismo deixa de produzir a enzima lactase. Por este motivo, eles podem sofrer com enjoos, diarréias e vômitos.
Chocolate
O chocolate é um dos maiores proibitivos quando falamos sobre quais alimentos são proibidos para gatos. Ele contém uma substância que a maioria dos pets (incluindo gatinhos e cães) eliminam muito lentamente, denominada “teobromina”. Assim, pode provocar-lhes a aceleração do ritmo cardíaco, vômitos e diarréias e falhas no organismo de forma geral.
Ossos e espinhas
Oferecendo peixes e outros alimentos de origem animal que contenham espinhas, o seu gatinho pode ter sérios problemas. Os ossos de pequena dimensão, sobretudo os de aves, podem causar feridas, perfurações e úlceras no esôfago e no intestino de seu pet, levando-o a óbito facilmente.
Abacate
Essa é uma fruta rica em gordura. Sendo assim, não deve ser oferecida aos gatinhos por provocar complicações estomacais e pancreatite. Em geral, busque sempre evitar os alimentos gordurosos para pets, pois eles não estão aptos para fazer a digestão completa deles. Isso envolve doces, frituras, molhos, entre outros.
Cebola, alho poró e alho
Esses são alimentos extremamente tóxicos quando falamos sobre quais alimentos são proibidos para gatos. Eles contém uma propriedade capaz de destruir os glóbulos vermelhos dos pets, provocando assim a anemia. Dessa forma, jamais utilize estes ingredientes na preparação de alimentos para o seu gatinho.
Ração para cães
Jamais deixe que seu gatinho alimente-se da mesma ração que os outros animais de sua casa, sejam eles cães ou não. Isso porque os pets têm necessidades nutritivas completamente diferentes. No caso dos felinos, há a necessidade específica de um aminoácido chamado “taurina”. Se não ingerido nas doses recomendadas, pode lhe trazer graves doenças do coração.
Atum
O atum que nós estamos acostumados a comer não é bom para os gatos. Apesar de não ser exatamente tóxico, ele carece de taurina. Por este motivo, não é indicado oferecer esse alimento para o seu amiguinho. Ele não dispõe dos nutrientes que ele necessita para estar forte e saudável.
Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet, basta acompanhar as postagens do blog da Cevek!