otite em cães

Quando seu cachorrinho começa a coçar muito o ouvido, a sacudir a cabeça ou, pior, a chorar quando precisa se coçar, esteja atento: esses podem ser sinais de que ele está com otite canina.  Ela é uma inflamação no ouvido (mais propriamente no conduto auditivo) que causa muita dor, coceira descontrolada e mau cheiro. 

A otite pode ser mais ou menos suscetível em certas raças de cachorrinhos, devido ao formato da orelha, que em alguns é caída. Além disso, o canal comprido e fechado dos cães acaba por se tornar um alvo do aparecimento de bactérias e fungos. Nesse post vamos explicar como o seu pet pode contrair essa doença, como evitá-la e qual é o seu tratamento.

O que é a otite em cães? 

A otite em cães é uma inflamação que pode ocorrer tanto no ouvido interno, quanto no externo e médio. Ela acomete principalmente raças de pets que tem a orelha naturalmente caída, como cockers, beagles ou bassets. Isso acontece pois a orelha acaba por bloquear o seu canal auditivo, facilitando o acúmulo de umidade e criando o ambiente perfeito para as bactérias e fungos.

Enquanto algumas doenças são causadas por vírus e bactérias específicas, essa pode ser originária de diferentes fatores. A causa mais comum é a infecção por bactérias, geralmente produzindo pus e excesso de cera no ouvido do pet. Já a otite fúngica provoca sintomas mais clássicos, com secreção enegrecida e cheiro característico de infecções por fungos (na maioria das vezes, a malassezia).

Além desses tipos, ela pode aparecer em decorrência de parasitas, como carrapatos e ácaros.  Ainda está passível de ocorrer em passeios na praia, após o banho, em casa ou até no pet shop. Também pode acontecer por outros motivos, como carrapatos e ácaros microscópicos.

otite em cães

Como é o tratamento

Quando a otite em cães é causada por microrganismos, o médico veterinário poderá indicar antibióticos, antifúngicos e analgésicos para amenizar a dor e desconforto na orelha de seu pet. Já quando causado por outros problemas ou por um corpo estranho (como algodão ou excesso de cera), o problema pode ser sanado com uma boa higienização e uso de antibióticos.

Pets com casos repetidos de otite canina tendem a ter infecções mais profundas no canal auditivo e, em consequência, as bactérias e fungos se tornam cada vez mais resistentes aos medicamentos. Nesses casos pode ocorrer o Otohematoma, caracterizado pelo acúmulo de sangue causada por algum trauma, levando ao rompimento de vasos da orelha do cachorrinho.

Em qualquer um desses casos citados, é importante recorrer à uma consulta em um médico veterinário, pois somente ele saberá diagnosticar a doença e recomendar o tratamento medicamentoso tópico ou por outras vias, de forma adequada.

Qual a prevenção da otite em cães

A otite em cães pode ser prevenida com a simples limpeza da orelha de seu pet, dando atenção especial àquele que tem suas orelhas caídas. É recomendável que seja feita a higienização pelo menos uma vez por semana e, além disso, manter a área das orelhas sempre bem aparadas para evitar que causem infecções.

Contudo, tenha atenção para não exagerar na limpeza e usar objetos pontiagudos, como cotonetes, dando preferência ao algodão. O mais importante é verificar regularmente como está a sua saúde e garantir que está tudo normal, além de levá-lo ao médico veterinário sempre que sentir a necessidade.

Para receber mais dicas e novidades sobre o mundo pet, fique por dentro das postagens do blog da Cevek!