Atualmente, há muitos métodos alternativos que a veterinária implementou para restaurar a saúde e o bem-estar de pets. Um desses tratamentos, e talvez o mais reconhecido, é a acupuntura para cães. Ela é uma ciência muito antiga que tem como principal função estabelecer o equilíbrio do organismo por meio de reações específicas com agulhas.
Essa técnica chinesa é mundialmente disseminada, mas no Brasil tem uma fama muito singular. Desde 1995, ela não é somente reconhecida como tratamento alternativo, mas também como especialidade médica. Nesse post, nós iremos falar sobre como funciona a acupuntura para cães e como ela pode trazer benefícios à saúde.
O que é a acupuntura para cães?
A acupuntura é uma forma de tratamento originária da medicina tradicional chinesa, usada principalmente para o diagnóstico, prevenção e tratamento de diversas doenças. A especialidade dentro da veterinária existe desde os tempos antigos na Dinastia Shang, entre os anos 1765 a.C. até 1123 a.C., antes utilizada somente em cavalos de sacerdotes.
O nome desse tratamento vem do latim “acus”, que significa agulha, e do termo “pungere”, que quer dizer fazer punção. Está baseada na teoria de que a energia, conhecida por chi ou Qi, flui pela extensão do corpo através de caminhos meridianos. Pensando nisso, a acupuntura pretende corrigir a forma como essa energia flui pelo corpo.
A acupuntura para cães funciona da mesma forma do que para nós seres humanos. As reações são estimuladas por agulhas que são posicionadas em terminações nervosas, conduzindo esse estímulo para o cérebro, que fornecerá uma resposta. Cada terminação nervosa faz a emissão de uma resposta diferente. A única diferença entre os métodos são a grossura da agulha, seu diâmetro e tamanho.
Os benefícios desse tratamento
São muitas as vantagens de realizar o tratamento de acupuntura para cães. Não há contraindicações para investir nesse método, pets de ambos os sexos e de todas as idades podem se beneficiar com ele. Entre elas, destacamos a melhora do fluxo sanguíneo, a estimulação do sistema imunológico e o aumento considerável da taxa de secreção de neurotransmissores e de neuro-hormônios.
A acupuntura para cães também proporciona alívio para dor, recuperação dos movimentos, normalização das funções orgânicas do corpo, modulação das funções endócrinas e de imunidade, além da ativação de processos regenerativos e de relaxamento, trazendo muito mais qualidade de vida para o seu amiguinho.
Quando é indicado fazer acupuntura para cães?
As principais indicações para a acupuntura para cães incluem o tratamento das mais diversas doenças e situações nas quais é preciso regular o organismo do animalzinho. Auxilia em casos de alergias, alívio de doenças neuromusculares, câncer, controle de distúrbios respiratórios, de distúrbios digestivos, casos frequentes de epilepsia, problemas comportamentais como ansiedade ou mesmo problemas de coluna.
Além disso, quando aplicada adequadamente por um profissional qualificado, não tem efeitos adversos como os medicamentos “normais” (alopáticos). A acupuntura para cães é capaz de reduzir o consumo destes tipos de medicamentos e, em alguns casos, obtém resultados muito melhores. Alguns pets paralíticos não tiveram sucesso com cirurgias de coluna, por exemplo, mas voltaram a andar após o uso da acupuntura.
Para receber mais dicas e novidades sobre o mundo pet, continue acompanhando os posts que fazemos em nosso blog!