Tratamento de dores com a fisioterapia para cães

A fisioterapia para cães é um tratamento recomendado quando há a constatação de que seu pet tem algum problema ortopédico, que foi notado pelo dono ou veterinário. Esse problema pode ser causado em decorrência de algum acidente, por conta da obesidade ou mesmo pela velhice. Ainda pode ser neurológico, provindo de doenças genéticas.

Realizar esse tipo de tratamento pode ajudar seu amiguinho a ter uma vida melhor e com mais qualidade. Além disso evita que ele sinta dores, melhorando suas condições de mobilidade e recuperando movimentos que foram perdidos. Nesse post, iremos falar sobre como funciona a fisioterapia para cães e quais as vantagens de introduzi-la à rotina de seu pet.

Como é a fisioterapia para cães?

Após o diagnóstico da necessidade da fisioterapia, um médico veterinário irá avaliar quais exercícios e aparelhos podem ser benéficos para realizar o tratamento. Cada sessão do procedimento dura em torno de 40 minutos, podendo variar de acordo com a necessidade do pet e do problema que ele apresenta. 

Quando se trata de enfermidades ortopédicas, a fisioterapia veterinária é responsável por trabalhar o controle da dor e a amplitude dos movimentos. Isso faz com que haja uma melhora da força e resistência muscular, também auxiliando na redução do tempo necessário para recuperar fraturas, cicatrização de feridas e procedimentos pós-cirúrgicos. Já em casos de complicações neurológicas, a fisioterapia para cães tem como função estabelecer a coordenação motora e o equilíbrio. 

Também é de extrema importância na reeducação de caminhadas, impedindo a evolução de atrofias musculares. Para a obesidade, a fisioterapia tem papel fundamental na prevenção de diabetes, doenças articulares e cardíacas. Quando associado à uma dieta balanceada, esse tratamento pode trazer resultados surpreendentes.

Tratamento de dores com a fisioterapia para cães

Quando este tratamento é indicado?

Assim como para nós humanos, a fisioterapia para cães tem como objetivo principal auxiliá-los com problemas que envolvem seu corpo. Ela é indicada quando há problemas musculares, movimentação de articulações, artrite, artrose, luxações, displasia, entre outros casos em que haja dor e dificuldade de locomoção.

Porém, vale lembrar que a decisão da necessidade da fisioterapia para cães é tomada pelo médico veterinário responsável pelo seu pet, baseado nos exames periódicos e no seu diagnóstico. Por isso, é de suma importância levar periodicamente o seu cãozinho ao veterinário, a fim de que haja um acompanhamento constante de seu estado de saúde.

As dificuldades da fisioterapia para cães

Uma das dificuldades mais aparentes durante a fisioterapia para cães é deixar seu amiguinho confiante para mover a parte do corpo lesionada. Quando estão machucados eles passam a evitar determinados movimentos, a fim de que não precisem sentir dor, acostumando-se a não apoiar uma pata e arrastando-a no chão, por exemplo.

Em alguns momentos do tratamento, é comum que o pet sinta dor na execução dos movimentos. Por isso, é necessário que um médico veterinário qualificado esteja ao lado para orientá-lo a evitar essas complicações. Para casos específicos, pode ser recomendado o uso de anti-inflamatórios antes dos exercícios para evitar dor. Então, ao cogitar a fisioterapia para cães, consulte previamente o veterinário de seu pet.

Para receber mais dicas e novidades sobre o mundo pet, continue acompanhando os posts que fazemos em nosso blog!