Para quem tem gatos em casa, encontrar pelos caídos é um fenômeno mais do que natural. Assim como temos um ciclo de troca de cabelos, os pelos dos felinos têm épocas em que tendem a cair com mais frequência. No entanto, quando isso se dá em tempo permanente, é necessário entender quais as causas da queda de pelos em gatos.
Também conhecida como alopecia, a queda excessiva acontece por inúmeros motivos. Alguns são comuns e fáceis de serem resolvidos, outros já necessitam de um tratamento especializado. Nesse post, iremos falar sobre quais as causas da queda de pelos em gatos e o que é possível fazer para ajudá-los a tratar essa complicação.
O que é a alopecia?
A alopecia se trata da queda de pelos em excesso, que causa falhas pelo corpo dos felinos. Ela traz sintomas como a vermelhidão e a alteração na textura e no brilho dos pelos. Quando acontece em conjunto à outras enfermidades, o organismo dos pets entende que é necessário poupar energia aos órgãos vitais. Sendo assim, deixa que a pelagem sofra com a falta de nutrientes.
Ela é facilmente identificada pelos tutores de gatos, já que eles tendem a lamber e coçar a zona onde há a queda de pelos. Os felinos têm o costume de manter seus pelos sempre limpos e com boa aparência, o que é um sinal de boa saúde. Porém, quando não vão bem, significa que os pets estão enfermos. Assim somente um médico veterinário poderá identificar quais as causas da queda de pelos em gatos e o tratamento adequado.
Possíveis causas desta complicação
De forma geral, a queda dos pelos em gatos deve ser tratada sempre que focalizada em uma região e acompanhada de algum outro sintoma. A seguir, citamos quais as causas da queda de pelos em gatos mais comuns e de que forma elas aparecem.
Gestação e amamentação
Durante a gravidez, os pets tendem a apresentar perda de pelo em excesso por toda a extensão do corpo, de forma generalizada. Fatores como o estresse, mudanças hormonais repentinas e também no metabolismo são as principais causas para a queda acontecer. Por isso, a ocorrência de alopecia nesse caso é muito comum.
Dermatite
Há diversos tipos de dermatites que podem acometer os felinos, sendo as alérgicas as principais. Elas costumam aparecer após o primeiro contato dos gatinhos com materiais os quais não estão acostumados. Inalar poeira, mofo ou bolor também pode incentivar uma dermatite. Já a do tipo psicogênica acontece devido ao estresse, distúrbios neurológicos, ócio ou por conta da ansiedade.
Queimaduras de Sol
Apesar da proteção natural que a pelagem promove, a exposição constante e prolongada dos gatinhos ao Sol pode estar entre quais as causas da queda de pelos em gatos. Por isso, é imprescindível que seus tutores controlem o tempo em que seus pets terão banho de Sol. Além de ministrar adequadamente um protetor solar.
Hipotricose congênita
Essa é uma das piores ocorrências da alopecia, fazendo com que os felinos fiquem praticamente sem pelos. A queda excessiva, neste caso, pode acontecer até os quatro meses de idade. Sendo assim, o médico veterinário deverá solicitar uma biópsia para verificar quais são as causas da queda de pelos em gatos. Assim, buscará entender a relação da patologia com a alopecia.
Quer continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet? Então não deixe de acompanhar nossos posts no blog da Cevek!